0.9 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 3:25: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Comunidade japonesa em Xangai discute segurança após ataque

Reunião de emergência aborda medidas após morte de menino em Shenzhen.

Xangai, China, 21 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A comunidade japonesa em Xangai realizou uma reunião de emergência na sexta-feira (20) para discutir medidas de segurança após o ataque fatal a um menino japonês de 10 anos na cidade de Shenzhen, no sul da China, na quarta-feira (18). Xangai abriga a maior comunidade japonesa na China, com mais de 37.000 residentes.

Participaram do encontro representantes do Consulado-Geral do Japão em Xangai, escolas japonesas e empresas japonesas. A reunião começou com um minuto de silêncio em homenagem ao menino falecido.

O Cônsul-Geral Okada Masaru mencionou outro ataque fatal ocorrido em junho, que teve como alvo um ônibus escolar japonês em Suzhou, no leste da China. Ele afirmou que a missão diplomática fará o possível para garantir a segurança dos cidadãos e escolas japonesas, e que solicitou ao governo chinês medidas para prevenir novos incidentes e uma investigação minuciosa.

Sunaga Kiyohide, representante da Escola Japonesa de Xangai, enfatizou que a segurança dos estudantes é a prioridade máxima e pediu apoio da comunidade, reconhecendo as limitações da escola em agir sozinha.

Os participantes discutiram formas de reforçar as medidas de segurança e lidar com as preocupações expressas pelos expatriados japoneses, concordando em manter um fluxo constante de informações.

Em Shenzhen, pessoas continuaram a deixar flores em frente à escola do menino na sexta-feira (20), com mensagens em chinês incluindo “Sinto muito”. Um homem de 44 anos foi detido como suspeito pelas autoridades chinesas.

O embaixador japonês na China, Kanasugi Kenji, informou na quinta-feira (19) que conversou com um funcionário do Ministério das Relações Exteriores chinês sobre o ataque. O funcionário teria descrito o incidente como um caso isolado envolvendo um ex-condenado, sem fornecer detalhes sobre a motivação ou se o agressor visava deliberadamente um cidadão japonês.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img