Wajima, Prefeitura de Ishikawa, Japão, 26 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As chuvas torrenciais que atingiram a prefeitura de Ishikawa, na costa do Mar do Japão, elevaram o número de vítimas fatais para 11. A região, ainda em recuperação do terremoto ocorrido no Ano Novo, enfrenta agora os efeitos devastadores das inundações e deslizamentos de terra.
A cidade de Wajima e áreas circunvizinhas foram as mais afetadas pelas fortes chuvas do fim de semana, resultando em transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Equipes de resgate continuam vasculhando as áreas afetadas em busca de sobreviventes e vítimas.
Na manhã de quarta-feira (25), o corpo de uma mulher foi encontrado próximo a um rio em Wajima. Mais tarde, no mesmo dia, dois homens foram encontrados mortos separadamente na costa da cidade. Até o momento, nove mortes foram confirmadas em Wajima e duas em Suzu.
Autoridades da prefeitura informam que duas pessoas ainda estão desaparecidas e outras não foram localizadas. Além disso, 12 pessoas ficaram feridas devido aos desastres.
A região de Noto, onde se localizam as cidades afetadas, registrou níveis recordes de precipitação. Wajima recebeu cerca de 500 milímetros de chuva em 72 horas até domingo de manhã, o maior volume desde que os dados comparativos se tornaram disponíveis em 1976.
O primeiro-ministro Fumio Kishida anunciou o envio de pessoal de apoio para Wajima e Suzu, demonstrando o compromisso do governo em auxiliar as áreas afetadas. As operações de resgate e recuperação continuam, com foco em alcançar comunidades isoladas e restaurar o acesso a áreas bloqueadas por deslizamentos de terra.
Este desastre ocorre apenas nove meses após o terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a região em 1º de janeiro, causando mais de 200 mortes e extensos danos à infraestrutura. A combinação desses eventos naturais tem imposto desafios significativos à recuperação e resiliência das comunidades locais.
- Zelenskyy condena ataque russo à rede de energia na Ucrânia - 26 de dezembro de 2024 12:17 pm
- Japan Airlines sofre ataque cibernético e enfrenta atrasos - 26 de dezembro de 2024 12:02 pm
- Trabalhadores são resgatados em obra da BYD chinesa no Brasil - 26 de dezembro de 2024 11:57 am