Kanazawa, Ishikawa, Japão, 23 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Chuvas torrenciais na prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão, causaram inundações e deslizamentos de terra em toda a região de Noto, resultando em seis mortes e dois desaparecidos. A polícia local e o corpo de bombeiros relataram que cerca de dez pessoas foram encontradas perto de um túnel na cidade de Wajima, mas duas delas foram confirmadas mortas.
Na cidade de Wajima, duas mulheres foram encontradas mortas em uma casa atingida por deslizamentos de terra e em campos de arroz inundados. Um homem resgatado de um rio também foi confirmado morto. Em Suzu, uma pessoa morreu após sua casa ser engolida por um deslizamento.
Duas pessoas arrastadas por rios nas cidades de Noto e Suzu continuam desaparecidas. As autoridades também informaram que quatro casas em Wajima, localizadas às margens de rios, foram levadas pelas águas, e quatro residentes estão desaparecidos.
O governo da prefeitura de Ishikawa divulgou os nomes de oito pessoas em Wajima e Suzu, com idades entre 14 e 89 anos, cujo paradeiro permanece desconhecido.
A cidade de Wajima registrou quase 500 milímetros de chuva desde a noite de sexta-feira (20) até as 22h de domingo (22), enquanto Suzu registrou quase 400 milímetros. Ambos os valores são mais que o dobro da média de chuvas para setembro e os mais altos desde que a agência meteorológica começou a manter registros.
A Agência Meteorológica do Japão reduziu o alerta de emergência para chuvas intensas em partes de Ishikawa para um aviso, mas continua instando as pessoas a permanecerem alertas para possíveis inundações e deslizamentos de terra na prefeitura.
As autoridades locais e equipes de resgate continuam trabalhando incansavelmente para localizar possíveis sobreviventes e avaliar os danos causados por essa catástrofe natural que atingiu uma região ainda em recuperação do terremoto ocorrido no Ano Novo.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm