Kanazawa, Ishikawa, Japão, 25 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O número de vítimas fatais das chuvas recordes que atingiram a província de Ishikawa, no Japão, subiu para oito nesta terça-feira (24). As autoridades de emergência confirmaram mais uma morte após a descoberta de um corpo em um local de deslizamento de terra na cidade de Suzu.
Segundo funcionários da prefeitura, duas pessoas estão desaparecidas e outras cinco não podem ser contatadas. As chuvas torrenciais que atingiram a região de Noto durante o fim de semana causaram inundações e deslizamentos de terra, isolando 46 comunidades nas cidades de Wajima e Suzu, e na cidade de Noto.
As autoridades ainda não conseguiram avaliar completamente a situação, mas estimam que pelo menos 367 pessoas estejam isoladas. Entre as áreas afetadas está um complexo de moradias temporárias construído para os sobreviventes do terremoto que devastou a região de Noto no dia de Ano Novo.
Alguns residentes desse complexo estão solicitando uma evacuação em grupo para fora da cidade. O governo da prefeitura já iniciou os preparativos para a realocação dessas pessoas.
Até a tarde de terça-feira, mais de 5.200 residências e empresas nos três municípios estavam sem água corrente devido a quedas de energia e danos nas tubulações. A situação é agravada pelo fato de que a região ainda se recuperava dos danos causados pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a área em janeiro, matando mais de 370 pessoas e danificando mais de 85.000 casas.
As autoridades continuam alertando para o risco de novos deslizamentos de terra e inundações, pedindo que os moradores permaneçam vigilantes e sigam as orientações de evacuação quando necessário.
- Remoção de lama na região de Noto está quase concluída - 21 de dezembro de 2024 1:52 pm
- Ataque russo em Kyiv mata uma pessoa e danifica prédio com embaixadas - 21 de dezembro de 2024 1:47 pm
- Japão lança novo passaporte com recursos avançados - 21 de dezembro de 2024 1:44 pm