5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 9:56: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

China solicita consultas à OMC sobre tarifas canadenses

China solicita consultas à OMC sobre tarifas canadenses.

Pequim, China, 7 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – A China solicitou formalmente consultas com o Canadá na Organização Mundial do Comércio (OMC) em resposta às recentes tarifas impostas por Ottawa sobre veículos elétricos chineses. O pedido, anunciado nesta sexta-feira (6) pelo Ministério do Comércio chinês, segue o procedimento padrão da OMC para resolução de disputas comerciais.

O governo canadense anunciou no mês passado a imposição de uma tarifa de 100% sobre veículos elétricos fabricados na China, além de uma taxa de 25% sobre produtos de aço e alumínio chineses, com vigência a partir de outubro. Pequim acusa o Canadá de perturbar as cadeias de suprimentos globais e exige que o país cumpra as regras da OMC.

Em aparente retaliação, o governo chinês anunciou planos para iniciar uma investigação antidumping sobre importações de canola do Canadá, além de uma investigação sobre importações de produtos químicos canadenses. Essas medidas sugerem uma escalada nas tensões comerciais entre os dois países.

O Ministério do Comércio chinês declarou: “O Canadá desconsiderou as regras da OMC e violou seus compromissos ao propor tarifas adicionais de 100% e 25%”. A China instou o Canadá a “cumprir as regras da OMC e corrigir imediatamente seus erros”.

As tensões comerciais entre China e Canadá se intensificaram rapidamente, com Pequim acusando Ottawa de protecionismo e de seguir a liderança dos Estados Unidos e da União Europeia na imposição de tarifas sobre produtos chineses. O desfecho dessas consultas na OMC poderá ter implicações significativas para as relações comerciais sino-canadenses e para o mercado global de veículos elétricos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img