Pequim, China, 6 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – O presidente chinês Xi Jinping anunciou nesta quinta-feira (5) um pacote de apoio financeiro de mais de US$ 50 bilhões para países africanos nos próximos três anos. O anúncio foi feito durante a Cúpula do Fórum de Cooperação China-África, que reúne líderes de 53 nações africanas na capital chinesa.
Xi propôs elevar as relações bilaterais entre a China e todos os países africanos com laços diplomáticos a um nível mais estratégico. O programa de assistência, avaliado em 360 bilhões de yuans (cerca de US$ 50 bilhões), abrange áreas como infraestrutura, agricultura, comércio e cooperação militar, incluindo exercícios conjuntos.
O líder chinês criticou a abordagem ocidental de modernização, afirmando que esta “infligiu imensos sofrimentos aos países em desenvolvimento”. Em contrapartida, destacou que “a busca conjunta da China e da África pela modernização desencadeará uma onda de modernização no Sul Global”.
Esta iniciativa é vista como um reflexo da determinação da China em expandir sua influência nos países do chamado Sul Global por meio da cooperação econômica, em um movimento aparente para contrapor seus rivais, incluindo os Estados Unidos.
O anúncio gerou preocupações nos EUA e em outros países quanto à cooperação econômica entre China e África, incluindo o chamado “debt trap” (armadilha da dívida), no qual a China supostamente aumentaria sua influência concedendo empréstimos excessivos a países em desenvolvimento.
A cúpula China-África, que ocorre a cada três anos desde 2000, tem se tornado uma plataforma crucial para o fortalecimento das relações sino-africanas e para a promoção do desenvolvimento conjunto.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm