Pequim, China, 14 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – O Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China anunciou nesta sexta-feira (13) a destituição do Ministro da Agricultura, Tang Renjian, e sua substituição por Han Jun. Embora não tenham sido fornecidas razões oficiais para a decisão, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar havia informado em maio que Tang estava sendo investigado por suspeitas de violações disciplinares e legais.
Tang Renjian é o terceiro membro do gabinete a ser demitido desde que o presidente Xi Jinping iniciou seu terceiro mandato como líder do Partido Comunista em 2022. Os outros dois foram Qin Gang, ex-ministro das Relações Exteriores, e Li Shangfu, ex-ministro da Defesa.
O caso de Li Shangfu ganhou destaque adicional com a acusação de recebimento de grandes quantias em subornos. Ele foi demitido em outubro do ano passado e expulso do partido em junho deste ano. Na mesma sessão de sexta-feira (13), o legislativo anunciou que Li também foi desqualificado como membro do Congresso Nacional do Povo.
Essas demissões em série refletem a intensificação da campanha anticorrupção de Xi Jinping, que tem sido uma marca de seu governo desde que assumiu a liderança do país. A remoção de figuras tão proeminentes do governo sinaliza uma determinação contínua em combater a corrupção nos mais altos níveis do poder na China.
A substituição de Tang Renjian no Ministério da Agricultura ocorre em um momento crítico para o setor agrícola chinês, que enfrenta desafios como a segurança alimentar, modernização rural e sustentabilidade ambiental. A nomeação de Han Jun para o cargo sugere uma possível mudança na abordagem dessas questões cruciais para o desenvolvimento econômico e social da China.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm