Naha, Okinawa, Japão, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os nove candidatos à liderança do Partido Liberal Democrático (PLD), principal partido governista do Japão, apresentaram suas propostas políticas em um encontro eleitoral na prefeitura de Okinawa na terça-feira (17). A disputa definirá o sucessor do primeiro-ministro Fumio Kishida, que anunciou no mês passado que não concorrerá novamente à liderança do partido.
Os candidatos abordaram questões como o ônus de Okinawa em hospedar bases militares dos EUA, que representam cerca de 70% das instalações militares americanas no Japão.
O secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, prometeu acelerar a devolução do terreno ocupado pela Base Aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. A ministra das Relações Exteriores, Yoko Kamikawa, comprometeu-se a negociar com as autoridades militares dos EUA para prevenir incidentes envolvendo tropas americanas.
Shigeru Ishiba, ex-secretário-geral do PLD, propôs iniciar a revisão do Acordo sobre o Estatuto das Forças dos EUA no Japão e sugeriu que as bases americanas sejam administradas conjuntamente pelas Forças de Autodefesa do Japão e pelos militares dos EUA.
Os candidatos também apresentaram medidas para promover as indústrias em Okinawa. Sanae Takaichi, ministra da Segurança Econômica, destacou iniciativas para fortalecer a indústria de TI na região. Takayuki Kobayashi, ex-ministro da Segurança Econômica, sugeriu promover as indústrias aeroespacial, de dados e agricultura inteligente.
Shinjiro Koizumi, ex-ministro do Meio Ambiente, propôs a criação de uma instituição educacional para treinar especialistas e desenvolver indústrias “bidirecionais” que não dependam exclusivamente do turismo. Katsunobu Kato, ex-secretário-chefe do Gabinete, prometeu esforços para dobrar a renda da população de Okinawa.
A contagem dos votos ocorrerá em 27 de setembro, e o vencedor deverá se tornar o próximo primeiro-ministro do país. Este debate em Okinawa destaca a importância estratégica e econômica da região para o futuro governo japonês.
- Maior partido pró-democracia de Hong Kong decide se dissolver - 22 de fevereiro de 2025 5:57 am
- Anna Sawai é eleita uma das Mulheres do Ano pela Time - 22 de fevereiro de 2025 5:31 am
- Agência lança arquivo digital do ataque com gás sarin em Tóquio - 22 de fevereiro de 2025 5:23 am