Brisbane, Queensland, Austrália, 27 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Australian Associated Press – Quatro cidadãos japoneses foram detidos no Aeroporto de Brisbane no início deste mês, suspeitos de tentar contrabandear uma grande quantidade de cigarros para a Austrália. As autoridades descobriram mais de 140.000 cigarros não declarados escondidos em grandes malas.
Os quatro homens tentaram entrar no país como turistas, mas tiveram a entrada negada após a descoberta do contrabando. Este incidente faz parte de uma série de casos semelhantes envolvendo cidadãos japoneses desde julho deste ano, com um total de 24 pessoas detidas até o momento.
Ken McKern, da Força de Fronteira Australiana, alertou sobre as implicações mais amplas desse tipo de crime: “É uma fonte de renda para grupos do crime organizado que lucram com o mercado ilícito de tabaco, usando esses fundos para realizar atividades criminosas, tanto na Austrália quanto no exterior”.
O aumento nos casos de contrabando está diretamente ligado à política australiana de elevação dos impostos sobre o tabaco, visando reduzir o número de fumantes. Atualmente, um maço de 25 cigarros de uma marca conhecida custa cerca de 50 dólares australianos (aproximadamente 35 dólares americanos), mais que o dobro do preço de dez anos atrás.
Este cenário tem impulsionado o contrabando de cigarros de vários países, incluindo o Japão, levando as autoridades australianas a intensificarem os controles nas fronteiras. A situação reflete um desafio crescente para as autoridades, que buscam equilibrar as políticas de saúde pública com o combate ao crime organizado e ao contrabando internacional.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm