18 C
Kóka
quinta-feira, 17 abril, 2025 4:20: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy relata avanços na operação ucraniana em Kursk

Zelenskyy relata avanços na operação ucraniana em Kursk.

Kiev, Ucrânia, 26 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy sugeriu que as forças de seu país dispersaram com sucesso algumas unidades russas no nordeste da Ucrânia. Em coletiva de imprensa realizada no sábado (24), Zelenskyy expressou otimismo sobre a operação militar em andamento na região russa de Kursk.

Segundo o exército ucraniano, desde 6 de agosto, quando as tropas cruzaram a fronteira para Kursk, foram capturados mais de 1.200 quilômetros quadrados de território e 93 assentamentos. Zelenskyy destacou que o número de prisioneiros russos para futuras trocas está crescendo e que a operação impediu que as forças russas cercassem a região ucraniana de Sumy e ocupassem sua capital.

“Estou vendo de forma muito positiva como esta operação está se desenvolvendo”, afirmou o presidente ucraniano, sem fornecer detalhes adicionais.

A incursão ucraniana em território russo, a primeira operação militar estrangeira dentro da Rússia desde a Segunda Guerra Mundial, pegou o Kremlin de surpresa e provocou a fuga de dezenas de milhares de residentes da região.

Enquanto isso, o governador da região russa de Belgorod, vizinha a Kursk, relatou no domingo (25) que bombardeios ucranianos causaram a morte de cinco civis e feriram 12 pessoas, incluindo três crianças.

Em um incidente separado, a agência de notícias Reuters informou que um hotel onde sua equipe estava hospedada em Kramatorsk, na região ucraniana de Donetsk, foi atacado no sábado (24). A Ucrânia afirma que a Rússia foi responsável pelo ataque, que deixou uma pessoa desaparecida e duas feridas.

A operação ucraniana em Kursk representa uma mudança significativa na dinâmica do conflito, com Kiev levando a luta para dentro do território russo. Zelenskyy enfatizou que o objetivo é criar uma “zona tampão” para prevenir futuros ataques de Moscou através da fronteira.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img