16.5 C
Kóka
sexta-feira, 20 setembro, 2024 10:43: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy: Operação em Kursk segue conforme planejado

Instituto americano alerta para avaliação prematura de resultados.

Kiev, Ucrânia, 19 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Ukrinform) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou hoje que a operação militar de seu país na região ocidental russa de Kursk está se desenvolvendo exatamente como Kiev esperava.

Em um discurso em vídeo no sábado (17), Zelenskyy declarou que as forças ucranianas estão reforçando suas posições e que “a base de nossa presença está ficando mais forte”. No entanto, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), um think tank americano, alertou no domingo (18) que ainda é “muito cedo para avaliar os resultados e a significância operacional” da incursão.

Apesar da cautela, o ISW reconhece que a ofensiva “já gerou pressões operacionais e estratégicas em todo o teatro de operações sobre as forças russas”. O instituto acrescenta que “as fases subsequentes dos combates dentro da Rússia provavelmente gerarão pressões ainda maiores” sobre o presidente Vladimir Putin e o exército russo.

“Esta operação representa uma mudança significativa na dinâmica do conflito”, comentou o analista militar Oleksiy Melnyk. “Embora seja prematuro declarar vitória, é inegável que a Ucrânia está demonstrando capacidade de projetar poder além de suas fronteiras.”

Enquanto isso, a Rússia negou um relatório da mídia que afirmava que a incursão havia interrompido negociações indiretas entre Moscou e Kiev sobre a interrupção de ataques à infraestrutura energética de ambos os lados. Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou no domingo (18) que “não houve e não há tais negociações diretas ou indiretas entre as duas partes sobre o assunto”.

A situação em Kursk continua tensa, com relatos de avanços ucranianos e contramedidas russas. A comunidade internacional observa atentamente o desenrolar dos eventos, que podem ter implicações significativas para o curso do conflito.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img