Hanói, Vietnã, 4 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – O Partido Comunista do Vietnã anunciou que o segundo oficial mais importante do país assumiu a posição de liderança máxima, após a morte do secretário-geral anterior.
To Lam, presidente do Vietnã, foi eleito secretário-geral do partido no sábado (3). Nascido no norte do Vietnã, o político de 67 anos construiu sua carreira na segurança pública desde que ingressou no Ministério da Segurança Pública em 1979. To Lam tornou-se ministro da Segurança Pública em 2016 e presidente do país em maio deste ano.
A posição de secretário-geral ficou vaga após a morte de Nguyen Phu Trong, que ocupou o cargo por mais de 10 anos, em julho.
Em sua conferência de imprensa inaugural, To Lam afirmou que a política diplomática do Vietnã é aprofundar a amizade com todos os países e que ele não mudará essa abordagem.
Os desenvolvimentos na nação do Sudeste Asiático têm atraído a atenção mundial. O presidente dos EUA, Joe Biden, visitou o Vietnã em setembro do ano passado, seguido pelo presidente chinês, Xi Jinping, três meses depois. China e Vietnã estão envolvidos em uma disputa territorial no Mar do Sul da China.
A rápida nomeação de um novo líder é vista como um esforço do Vietnã para demonstrar sua estabilidade política.
A eleição de To Lam como novo líder do Vietnã ocorre em um momento de significativas mudanças políticas e diplomáticas na região, com o país buscando fortalecer suas relações internacionais e manter a estabilidade interna.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am