Tóquio, Japão, 25 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um grupo de evacuados ucranianos no Japão realizou uma manifestação em Tóquio neste sábado (24) para pedir o rápido retorno da paz ao seu país. Cerca de 100 ucranianos e seus apoiadores participaram do evento organizado por um grupo de apoio em frente à Estação de Shibuya.
A data marca exatamente dois anos e meio desde o início da invasão militar russa na Ucrânia, além de coincidir com o 33º aniversário da independência ucraniana da antiga União Soviética.
Os manifestantes empunharam bandeiras ucranianas e gritaram slogans contra a invasão russa e pela realização da paz em seu país. Também ofereceram orações pelos soldados e civis ucranianos mortos nos combates e expressaram gratidão ao Japão pelo apoio contínuo.
Nataliia Malova, membro ucraniana do grupo de apoio, afirmou acreditar que a Ucrânia deve vencer a guerra decisivamente, argumentando que um cessar-fogo não seria suficiente para impedir novas invasões russas. Ela pediu que o povo japonês continue seu apoio à Ucrânia como meio de encerrar o conflito.
Segundo a Agência de Serviços de Imigração do Japão, até 31 de julho havia 2.005 evacuados ucranianos no país. A Fundação Nippon, que os apoia, informou que 69 evacuados decidiram retornar à Ucrânia ou já voltaram desde que começou a oferecer passagens aéreas e pagamentos em dinheiro em fevereiro.
Akiko Yamada, representante da Fundação Nippon, destacou que muitas mulheres ucranianas evacuadas para o Japão vieram com seus filhos pequenos. Ela ressaltou a necessidade de mais esforços para ajudar os evacuados ucranianos e seus filhos a encontrarem seu lugar na sociedade japonesa, especialmente no que diz respeito ao aprendizado do idioma japonês para as crianças.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am