12.1 C
Kóka
terça-feira, 17 setembro, 2024 4:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tufão Shanshan atinge sudoeste do Japão com chuvas intensas

Autoridades mantêm alerta apesar de redução no nível de emergência.

Tóquio, Japão, 29 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O tufão Shanshan atingiu a prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do Japão, trazendo chuvas torrenciais e ventos violentos. A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) reduziu o nível de alerta de emergência para tempestades e ondas altas em grande parte da prefeitura, mas as autoridades continuam instando a população a tomar precauções contra ventos fortes, chuvas intensas, deslizamentos de terra e transbordamento de rios.

O Shanshan atingiu a cidade de Satsumasendai por volta das 8h desta quinta-feira (29). Ao meio-dia, o tufão se encontrava próximo a Yatsushiro, na prefeitura de Kumamoto, movendo-se para o norte a uma velocidade de 15 km/h.

Algumas áreas já registraram cerca de 800 milímetros de chuva em apenas 48 horas, um volume alarmante que aumenta significativamente o risco de desastres relacionados às chuvas. A JMA prevê que o sul de Kyushu poderá receber até 600 milímetros de chuva até a manhã de sexta-feira (30).

Alertas de deslizamento de terra estão em vigor para partes de Kyushu, prefeitura de Ehime em Shikoku, e prefeitura de Shizuoka na região de Tokai. Até o meio-dia de sexta-feira (30), espera-se que Kyushu e Shikoku recebam até 400 milímetros de chuva em um período de 24 horas.

O impacto do Shanshan já é significativo. A Toyota suspendeu a produção em suas 14 fábricas no país, enquanto companhias aéreas como Japan Airlines e ANA cancelaram centenas de voos domésticos e internacionais. Os serviços ferroviários entre Tóquio e Fukuoka também podem ser afetados, dependendo das condições climáticas.

As autoridades emitiram ordens de evacuação que afetam mais de 866 mil pessoas nas prefeituras de Shizuoka e Kagoshima. O porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi, alertou que o fenômeno provocará “ventos violentos, ondas fortes e uma tempestade em nível nunca observado por muitas pessoas”.

Este evento meteorológico extremo ressalta a vulnerabilidade do Japão a desastres naturais e a importância dos sistemas de alerta e resposta a emergências. A população é instada a seguir rigorosamente as orientações das autoridades locais e a se manter informada sobre as últimas atualizações meteorológicas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img