Tóquio, Japão, 16 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O tufão Ampil está causando grandes transtornos nos serviços ferroviários e aéreos no leste do Japão, à medida que se aproxima da parte oriental da ilha principal de Honshu.
A Central Japan Railway Company (JR Central) anunciou o cancelamento de todos os serviços da linha Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Nagoia para toda sexta-feira (16). Os serviços entre Nagoia e Shin-Osaka foram reduzidos, com reservas aceitas apenas para vagões de primeira classe. As conexões diretas entre as linhas Tokaido e Sanyo Shinkansen também foram suspensas.
A East Japan Railway Company (JR East) decidiu cancelar alguns serviços nas linhas Tohoku, Jo-etsu e Yamagata Shinkansen a partir das 11h de sexta-feira (16). A empresa alerta que as linhas Hokuriku e Akita Shinkansen também podem ser afetadas pela tempestade.
No setor aéreo, a All Nippon Airways (ANA) anunciou o cancelamento de 335 voos domésticos e internacionais nos aeroportos de Haneda e Narita na sexta-feira (16). A Japan Airlines (JAL) informou que cancelará 319 voos. As companhias aéreas estão orientando os viajantes a verificarem o status dos voos online ou por outros meios.
O tufão Ampil deve atingir seu pico de intensidade entre sexta-feira (16) e sábado (17), com ventos sustentados de 144 km/h e rajadas de até 216 km/h nas Ilhas Izu e na região de Kanto. A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de ventos fortes, ondas altas e chuvas intensas, instando o público a tomar precauções.
Estes cancelamentos massivos ocorrem durante o feriado de Bon, um dos períodos de viagem mais movimentados do Japão, afetando os planos de milhares de pessoas. As autoridades aconselham os viajantes a verificarem regularmente as últimas informações e considerarem a mudança de seus planos de viagem.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm