Tóquio, Kanagawa, Japão, 10 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) — Um terremoto de magnitude 5.3 abalou a cidade de Tóquio e áreas próximas na noite desta sexta-feira (9), causando preocupação entre a população e interrompendo temporariamente serviços de transporte. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu pouco antes das 20h, com intensidade de 5 inferior na escala japonesa, que vai de 0 a 7, nas áreas mais afetadas, incluindo a cidade de Atsugi, na província de Kanagawa, ao sul de Tóquio.
As autoridades informaram que o epicentro do terremoto estava localizado na parte oeste da província de Kanagawa, a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor foi forte o suficiente para sacudir edifícios em várias localidades.
Operadoras ferroviárias relataram que os serviços de trens-bala das linhas Tohoku, Joetsu e Hokuriku Shinkansen foram suspensos temporariamente. Todos os serviços foram retomados em cerca de 10 minutos. A operadora da linha de trem-bala Tokaido Shinkansen informou que os serviços foram retomados por volta das 21h, após uma suspensão em algumas seções devido ao terremoto.
A Odakyu Electric Railway comunicou que os serviços foram retomados, exceto no trecho entre as estações de Ebina e Odawara, onde ainda estão sendo realizadas inspeções de segurança. A operadora acrescentou que levará um tempo considerável para que os serviços entre essas estações sejam totalmente normalizados, já que os trabalhadores estão realizando inspeções de segurança a pé.
O professor Sakai Shinichi, do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, comentou sobre o terremoto de magnitude 5.3 que atingiu a província de Kanagawa na noite de sexta-feira (9). Ele destacou que um mega-terremoto que poderia ocorrer na Fossa de Nankai, no Pacífico, seria gerado em um ponto de encontro de placas tectônicas, diferente do mecanismo do terremoto desta sexta-feira, que se acredita ter se originado dentro da crosta terrestre.
Sakai alertou que esse terremoto poderia ser um precursor de um abalo maior, e que não se pode descartar a possibilidade de que o tremor recente influencie a atividade sísmica futura. O professor enfatizou a importância da preparação para desastres, já que terremotos dessa magnitude podem ocorrer em qualquer parte do Japão.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am