Tóquio, Japão, 30 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A tempestade tropical Shanshan, que atualmente se move sobre o sudoeste do Japão, já causou pelo menos quatro mortes e deixou mais de 90 pessoas feridas. O desastre natural tem provocado deslizamentos de terra, ventos fortes e interrupções significativas nos sistemas de transporte do país.
Na prefeitura central de Aichi, três pessoas morreram após um deslizamento de terra atingir uma residência. Equipes de resgate conseguiram salvar duas pessoas dos escombros. Em Tokushima, um homem na casa dos 80 anos faleceu quando o telhado de sua casa desabou.
Na prefeitura de Miyazaki, autoridades receberam mais de cem relatos de danos causados pelo vento, incluindo pelo menos um tornado que tocou o solo. Os ventos violentos e as chuvas torrenciais têm causado estragos significativos em várias regiões.
A tempestade Shanshan também está causando grandes transtornos nos sistemas de transporte, afetando algumas das linhas ferroviárias mais movimentadas do Japão. Os serviços do trem-bala Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Osaka foram suspensos na quinta-feira (29). Embora as operações entre Osaka e Nagoya tenham sido retomadas na manhã de sexta-feira (30), os serviços de Nagoya a Tóquio permanecerão suspensos durante todo o dia.
Centenas de pessoas ficaram retidas devido à tempestade, forçando-as a buscar acomodações alternativas. A operadora do trem-bala estabeleceu “hotéis-trem” nas estações de Tóquio, Shin-Osaka e Nagoya para acomodar os passageiros afetados.
Mais a oeste, os serviços nas linhas Shinkansen que conectam grandes cidades, incluindo Hiroshima e Fukuoka, permanecem suspensos, assim como todos os serviços de trem-bala em Kyushu. As principais companhias aéreas, incluindo All Nippon Airways e Japan Airlines, cancelaram centenas de voos.
As autoridades continuam monitorando de perto a situação e alertando a população sobre os riscos de inundações, deslizamentos de terra e ventos fortes. A tempestade Shanshan serve como um lembrete da vulnerabilidade do Japão a desastres naturais e da importância da preparação e resposta rápida em situações de emergência.
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am
- Índia e Filipinas parabenizam Trump por vitória eleitoral - 8 de novembro de 2024 9:38 am