1 C
Kóka
sexta-feira, 27 dezembro, 2024 2:10: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tempestade Shanshan causa chuvas recordes no Japão

Seis mortes confirmadas e mais de 120 feridos até o momento.

Tóquio, Japão, 31 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Tempestade Tropical Shanshan continua seu lento avanço pelo oeste do Japão, causando chuvas recordes em várias regiões do país. As autoridades alertam que as precipitações intensas podem persistir até o fim de semana.

Na manhã deste sábado (31), Shanshan se movia a 15 quilômetros por hora sobre a Prefeitura de Kochi, na região de Shikoku. A tempestade trouxe chuvas intensas e prolongadas, com algumas áreas registrando até 400 milímetros em 48 horas, um recorde histórico.

Alertas de deslizamentos de terra estão em vigor para diversas prefeituras. A Agência Meteorológica do Japão prevê chuvas fortes nas regiões leste e oeste do país até o sábado (31), alertando também para o risco de transbordamento de rios e inundações.

Até o momento, a tempestade Shanshan é responsável por pelo menos seis mortes e mais de 120 feridos em todo o país. Em Aichi, três pessoas morreram quando um deslizamento de terra atingiu uma residência. Equipes de resgate conseguiram retirar dois sobreviventes dos escombros.

Na prefeitura de Tokushima, um homem na casa dos 80 anos faleceu quando o telhado de sua casa desabou sobre ele. Em Chikujo, na prefeitura de Fukuoka, outro idoso de 80 anos desapareceu após verificar um rio transbordante e foi encontrado morto rio abaixo.

Os impactos da tempestade também afetam severamente o sistema de transporte. O trem-bala Tokaido Shinkansen entre Nagoya e Osaka deve operar no sábado (31), mas os serviços entre Tóquio e Nagoya permanecerão suspensos pelo menos durante a manhã.

As principais companhias aéreas, incluindo All Nippon Airways e Japan Airlines, anunciaram o cancelamento de dezenas de voos no sábado (31). Os passageiros são aconselhados a verificar as informações mais recentes antes de se dirigirem aos aeroportos.

As autoridades continuam monitorando de perto a situação e reforçam os apelos para que a população em áreas de risco siga as orientações de segurança e evacuação, se necessário.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img