Tóquio, Japão, 13 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A tempestade tropical Ampil está se movendo para o norte sobre o mar ao sul do Japão e deve se aproximar das Ilhas Ogasawara na quarta-feira (14). Autoridades meteorológicas alertam que o fenômeno pode então se dirigir às Ilhas Izu, ao leste do Japão, incluindo Tóquio, e ao norte do país a partir de quinta-feira (15).
A Agência Meteorológica do Japão informou que a Ampil possui uma pressão atmosférica central de 996 hectopascais, com ventos máximos sustentados de 72 km/h próximos ao seu centro e rajadas de até 108 km/h. Espera-se que a tempestade ganhe força à medida que continua seu deslocamento para o norte.
A trajetória prevista indica que a Ampil deve atingir seu ponto mais próximo às Ilhas Ogasawara em algum momento da tarde ou noite de quarta-feira. As ilhas provavelmente enfrentarão fortes chuvas e trovoadas a partir da noite de terça-feira (13) até quinta-feira.
A precipitação máxima pode chegar a 80 milímetros nas 24 horas até a manhã de quarta-feira e 120 milímetros nas 24 horas seguintes. As condições marítimas devem ficar extremamente agitadas na quinta-feira.
As autoridades meteorológicas estão emitindo alertas para ondas altas e aconselhando precauções contra deslizamentos de terra. Elas também pedem que as pessoas nas áreas potencialmente afetadas pela tempestade se mantenham atualizadas com as informações mais recentes.
A formação da Ampil ocorre logo após a passagem da tempestade tropical Maria, que se enfraqueceu para uma depressão tropical na terça-feira (13), após trazer ventos fortes e chuvas recordes para a região de Tohoku.
- Zelenskyy: Mais de 3 mil norte-coreanos estão mortos ou feridos - 24 de dezembro de 2024 10:15 am
- Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão causa tragédia - 24 de dezembro de 2024 9:48 am
- Biden comuta sentenças de 37 condenados à morte nos EUA - 24 de dezembro de 2024 9:40 am