Solingen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, 26 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Deutsche Welle – O governo do estado da Renânia do Norte-Vestfália confirmou que o principal suspeito do ataque a faca ocorrido na sexta-feira (23) em Solingen está sob custódia. O incidente, que aconteceu durante um festival que celebrava o 650º aniversário da cidade, resultou em três mortes e oito feridos.
O ministro do Interior do estado, Herbert Reul, anunciou em entrevista a uma emissora pública na noite de sábado (24): “A pessoa que procurávamos o dia todo acaba de ser detida”. Importantes veículos de mídia alemães, incluindo a revista Der Spiegel, relataram que o suspeito é um homem sírio de 26 anos que se entregou à polícia na noite de sábado.
Além do principal suspeito, a polícia deteve outras duas pessoas possivelmente ligadas ao ataque. A agência de notícias Amaq, associada ao grupo militante Estado Islâmico, informou no sábado que um “soldado do Estado Islâmico” realizou a operação em vingança pelos muçulmanos na Palestina e em todo o mundo.
As autoridades ainda investigam se os três suspeitos detidos têm ligações com o Estado Islâmico. O incidente reacendeu debates sobre segurança e políticas de imigração na Alemanha, especialmente considerando que o suspeito teria chegado ao país como solicitante de asilo em dezembro de 2022.
A comunidade de Solingen está em luto, com centenas de pessoas participando de um serviço memorial na manhã de domingo (25) em uma igreja próxima ao local do ataque. O prefeito Tim Kurzbach expressou o sentimento da cidade: “Estamos profundamente afetados; nossa cidade está cheia de tristeza”.
O chanceler alemão Olaf Scholz condenou o ato como um “crime terrível” e pediu punições severas para o perpetrador. Ele está programado para visitar Solingen na segunda-feira (26) para homenagear as vítimas.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am