Seattle, Washington, EUA, 8 de agosto de 2024 – Agência de Notícias NHK – Em Seattle, Washington, as vítimas do bombardeio atômico de Hiroshima em 1945 foram lembradas em uma cerimônia anual, mesmo após o roubo de uma estátua comemorativa no mês passado. O evento, realizado na terça-feira (6), reuniu cerca de 1.500 pessoas à beira do lago Green Lake, onde lanternas de papel com mensagens de paz foram lançadas na água.
A cerimônia “From Hiroshima to Hope”, que acontece há 40 anos, é uma das maiores comemorações fora do Japão em memória das vítimas das bombas atômicas. Uma participante destacou a importância de ensinar às crianças sobre o ocorrido, enquanto uma das fundadoras do evento, uma mulher de 90 anos, expressou seu desejo de que as armas nucleares nunca mais sejam usadas. “Espero que, em nosso pequeno canto do mundo, continuemos ensinando jovens e adultos sobre soluções não violentas em vez de lutar”, afirmou.
O evento deste ano foi marcado pela ausência de uma estátua de bronze de uma menina que morreu de leucemia após exposição à radiação, que foi roubada de um parque na cidade. No local onde a estátua ficava, foram colocados tsurus de papel, como nos anos anteriores. Os visitantes foram convidados a fazer doações para reinstalar a estátua.
A cerimônia também contou com apresentações musicais e artísticas, reforçando a mensagem de paz e esperança. O evento é organizado anualmente pela organização sem fins lucrativos “From Hiroshima to Hope” e conta com o apoio de organizações comunitárias locais e da Prefeitura de Seattle.
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am
- Thaksin se reúne com Anwar como assessor informal da ASEAN - 4 de fevereiro de 2025 4:24 am
- Prêmio reconhece inovações para o envelhecimento na Ásia - 4 de fevereiro de 2025 4:17 am