2.6 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 4:19: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Salários reais no Japão sobem pela primeira vez em 27 meses

Aumento salarial impulsiona ganhos dos trabalhadores japoneses.

Tóquio, Japão, 7 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Os salários reais no Japão aumentaram em junho pela primeira vez em 27 meses, impulsionados pelos grandes aumentos salariais nas negociações deste ano. Segundo o Ministério do Trabalho, os salários ajustados pela inflação subiram 1,1% em relação ao ano anterior.

O ministério informou que mais empresas pagaram bônus em junho do que em um ano médio. Os dados são de uma pesquisa mensal com mais de 30.000 empresas com pelo menos cinco funcionários.

De acordo com o levantamento, os ganhos mensais médios por trabalhador totalizaram 498.884 ienes, ou cerca de 3.440 dólares, em junho. Isso representa um aumento de 4,5% em termos de ienes em relação ao ano anterior, o maior aumento em cerca de 27 anos.

Do total, o salário base subiu 2,3%, enquanto o pagamento extra, incluindo bônus, saltou 7,6%. Um funcionário do ministério afirmou que a pasta acompanhará de perto se os salários reais continuarão subindo, já que ainda se espera que os aumentos de preços ao consumidor continuem.

Este aumento nos salários reais é um sinal positivo para a economia japonesa, que há muito tempo busca uma recuperação sustentável. O Banco do Japão, que recentemente aumentou as taxas de juros para níveis não vistos em 15 anos, vê esses aumentos salariais generalizados como um fator crucial para sua política monetária.

A alta dos salários reais pode impulsionar o consumo e contribuir para o ciclo de crescimento positivo há muito buscado pelas autoridades econômicas japonesas. No entanto, os analistas continuarão monitorando se essa tendência se manterá nos próximos meses, considerando os desafios econômicos globais e as pressões inflacionárias persistentes.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img