Yangon, Myanmar, 3 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Myanmar Now) – Rebeldes de minorias étnicas em Myianmar alegam ter capturado o comando regional nordeste do exército, uma importante base militar no estado de Shan. A junta militar confirmou ter perdido contato com oficiais superiores na fortaleza.
Um veículo de mídia próximo ao Exército da Aliança Democrática Nacional de Myanmar (MNDAA) informou no sábado (3) que a milícia assumiu o controle da sede na cidade central de Lashio, no leste do estado de Shan. Outra organização de notícias local divulgou imagens que supostamente mostram soldados rendidos e suas famílias na base.
Na segunda-feira (5), um porta-voz da junta criticou o MNDAA por quebrar o cessar-fogo em vigor desde janeiro deste ano e retomar os ataques em 3 de julho. Zaw Min Tun afirmou que os soldados na base lutaram bravamente, mas a junta perdeu comunicação com os oficiais superiores no comando na noite de sábado, e alguns foram detidos.
Forças especiais estavam estacionadas no comando há muitos anos para deter minorias armadas étnicas. Se a queda for confirmada, representará um duro golpe para os militares que governam o país desde o golpe de 2021.
O conflito em Myanmar tem se intensificado nos últimos meses, com diversos grupos rebeldes desafiando o controle da junta militar em diferentes regiões do país. A situação permanece volátil, com potenciais implicações para a estabilidade regional.
- Trump escolhe ex-embaixador DeSombre para Assuntos do Leste Asiático - 13 de março de 2025 4:19 am
- Ex-presidente das Filipinas é transferido para o Tribunal de Haia - 13 de março de 2025 4:12 am
- Grupo separatista sequestra trem com mais de 400 passageiros - 13 de março de 2025 4:08 am