6 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 10:34: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Primeira-ministra de Bangladesh renuncia em meio a protestos

Sheikh Hasina deixa o cargo após manifestações violentas.

Daca, Bangladesh, 6 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, renunciou ao cargo após protestos contra seu governo resultarem em dezenas de mortes. O chefe do exército, General Waker-Uz-Zaman, anunciou que um governo interino será formado para administrar o país temporariamente.

Diversos meios de comunicação relataram que Hasina embarcou em um helicóptero militar com destino à Índia. A mídia local informou que mais de 90 pessoas morreram após a renovação dos protestos no domingo (4). Os manifestantes exigiam a renúncia de Hasina depois que seu governo anunciou planos para restabelecer cotas para empregos no setor público.

Uma decisão da alta corte em junho desencadeou uma série de protestos ao restabelecer um sistema que reservava muitos desses empregos cobiçados para as famílias dos chamados combatentes pela liberdade, que lutaram pela independência de Bangladesh do Paquistão em 1971.

Estudantes tomaram as ruas no mês passado, exigindo a abolição das cotas. Acredita-se que pelo menos 300 pessoas tenham morrido em todo o país durante os confrontos com a polícia. As autoridades teriam usado gás lacrimogêneo e balas de borracha contra as multidões. Os manifestantes criticaram ferozmente Hasina, acusando a polícia de usar força excessiva.

O segundo mandato de Hasina como primeira-ministra começou em 2009. Partidos de oposição e grupos de direitos humanos criticaram sua política linha-dura.

A renúncia de Hasina marca um ponto de inflexão na crise política de Bangladesh, com a formação de um governo interino sendo vista como uma tentativa de estabilizar a situação. No entanto, a incerteza permanece enquanto o país enfrenta desafios significativos tanto internamente quanto em suas relações internacionais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img