Nagasaki, Japão, 3 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O prefeito de Nagasaki, Shiro Suzuki, revelou hoje os principais pontos da declaração de paz que será lida na cerimônia do 79º aniversário do bombardeio atômico da cidade, marcada para a próxima sexta-feira (9).
A declaração deste ano citará um poema de Sumako Fukuda, que escreveu diversas obras enquanto sofria de doenças induzidas pela radiação, para transmitir a tragédia do bombardeio atômico e os sentimentos dos sobreviventes.
O documento também fará referência à invasão russa da Ucrânia e às tensões no Oriente Médio, expressando preocupação com o abalo da norma humanitária de “não usar armas nucleares”. Suzuki pedirá aos líderes das potências nucleares e países sob guarda-chuvas nucleares que iniciem esforços para a abolição das armas nucleares e explorem soluções pacíficas por meio da diplomacia.
O prefeito instará o governo japonês a assinar e ratificar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. Ele também pedirá ao governo que reconheça como sobreviventes da bomba atômica aqueles que estavam fora da área designada de exposição à radiação.
Suzuki enfatizou que deseja transmitir fortemente à sociedade que todos devem considerar esta questão como sua própria e tomar medidas. A declaração de paz de Nagasaki continua sendo um importante chamado global para o desarmamento nuclear e a resolução pacífica de conflitos.
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am
- Ucrânia relata presença de 11 mil soldados norte-coreanos na Rússia - 6 de novembro de 2024 7:48 am
- Ucrânia confirma primeiro confronto com tropas norte-coreanas - 6 de novembro de 2024 7:42 am