15 C
Kóka
quarta-feira, 16 outubro, 2024 9:31: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Powell sinaliza cortes nas taxas de juros dos EUA

Presidente do Fed indica mudança na política monetária.

Jackson Hole, Wyoming, Estados Unidos, 24 de agosto de 2024 – Agência Reuters – O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, anunciou hoje que a economia americana virou uma página na luta contra a inflação e que os formuladores de política monetária começarão a cortar as taxas de juros em breve.

Durante seu discurso no Simpósio Econômico anual de Jackson Hole, Powell declarou: “Chegou o momento de ajustar a política. A direção está clara, e o momento e o ritmo dos cortes nas taxas dependerão dos dados recebidos, da evolução das perspectivas e do equilíbrio de riscos”.

Powell sinalizou que os cortes poderiam ocorrer já na próxima reunião do Fed em setembro, marcando a primeira redução desde março de 2020, início da pandemia. Desde então, o banco central americano vem combatendo a inflação recorde com uma política monetária restritiva, elevando as taxas de juros a níveis não vistos em 23 anos.

Apesar do otimismo, Powell demonstrou cautela quanto ao risco de recessão. Embora a inflação esteja desacelerando, a taxa de desemprego aumentou por quatro meses consecutivos. “Não buscamos nem desejamos um resfriamento adicional nas condições do mercado de trabalho”, afirmou o presidente do Fed.

O anúncio de Powell foi recebido positivamente pelos mercados financeiros, com o índice Dow Jones subindo mais de 300 pontos após o discurso. Investidores e analistas continuarão atentos às próximas decisões do Fed, já que estas têm impacto significativo nas taxas de câmbio e nos preços das ações.

A mudança na postura do Federal Reserve reflete uma crescente confiança na estabilização da economia americana, mas também reconhece os desafios persistentes no mercado de trabalho. As próximas semanas serão cruciais para determinar o momento exato e a magnitude dos cortes nas taxas de juros.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img