Paris, França, 13 de agosto de 2024 (Agência de Notícias France Press) – Com o encerramento dos Jogos Olímpicos, Paris se prepara agora para sediar os Jogos Paralímpicos. O presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, anunciou que a cerimônia de abertura, marcada para 28 de agosto, será “espetacular”.
Seguindo o modelo inovador da abertura olímpica, o evento inaugural dos Jogos Paralímpicos será realizado fora dos limites de um estádio – uma estreia na história paralímpica. O Comitê Paralímpico Internacional espera receber até 65.000 espectadores para assistir ao evento, que incluirá um desfile pela Champs-Élysées até a Place de la Concorde.
Em entrevista coletiva na segunda-feira (12), Estanguet enfatizou a grandiosidade do evento: “A cerimônia será extraordinária e muito espetacular”. Ele destacou que 5.000 atletas e oficiais participarão, junto com 140 dançarinos, alguns dos quais com deficiência.
Marie-Amelie Le Fur, presidente do Comitê Paralímpico e Esportivo Francês e medalhista de prata no salto em distância nos Jogos de Tóquio, ressaltou o aspecto inclusivo da cerimônia: “A ideia não é apagar ou suavizar as diferenças, mas aprender a viver com elas”. Ela acrescentou que pessoas com e sem deficiência criarão juntas a cerimônia.
A cerimônia promete ser um marco na história dos Jogos Paralímpicos, refletindo o compromisso de Paris 2024 com a acessibilidade e inclusão. O evento visa proporcionar uma experiência sem barreiras tanto para atletas quanto para espectadores, reforçando a inclusão de pessoas com deficiência no coração da sociedade.
Os Jogos Paralímpicos de Paris serão realizados ao longo de 12 dias, até 8 de setembro, apresentando competições em locais emblemáticos da capital francesa, como o Grand Palais, a Arena Champ de Mars e o Château de Versailles.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm