Paris, França, 27 de agosto de 2024 – Agência France-Presse – A capital francesa celebrou no domingo (25) o 80º aniversário de sua libertação da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial, com uma série de homenagens, desfiles militares e cerimônias simbólicas lideradas pelo presidente Emmanuel Macron.
O ponto alto das comemorações foi um desfile que retraçou a rota da 2ª Divisão Blindada Francesa, comandada pelo General Philippe Leclerc de Hautecloque, que entrou em Paris em 25 de agosto de 1944, pondo fim a 1.500 dias de ocupação nazista. Veículos militares vintage desfilaram pelas ruas da cidade, observados por veteranos sobreviventes da divisão.
Em seu discurso, Macron enfatizou a unidade do povo francês, declarando: “Além de todas as divisões e contradições, ser francês é estar juntos – livres e determinados a alcançar ainda mais”. O presidente fez referência à famosa frase atribuída a Adolf Hitler, “Paris está queimando?”, afirmando que a cidade não queimou e que, 80 anos depois, todos os olhos estão voltados para Paris, anfitriã dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
A cerimônia incluiu o acendimento da tocha paralímpica de Paris, que será revezada pela França antes da abertura dos Jogos na quarta-feira (28). O evento foi encerrado com uma exibição aérea da Patrouille de France, esquadrão de elite da Força Aérea Francesa.
Mais cedo, uma bandeira francesa foi hasteada na Torre Eiffel, relembrando o momento simbólico em que bombeiros parisienses substituíram a bandeira nazista pela tricolor francesa há 80 anos.
As celebrações deste ano ganharam um significado especial, não apenas pela marca histórica, mas também por ocorrerem às vésperas dos Jogos Paralímpicos, unindo a memória do passado com as aspirações do presente e futuro de Paris.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am