Bangkok, Tailândia, 17 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Thai PBS) – O parlamento tailandês elegeu hoje Paetongtarn Shinawatra como nova primeira-ministra do país, sucedendo Srettha Thavisin, destituído na quarta-feira (14) pela Corte Constitucional.
Paetongtarn, de 37 anos, líder do partido Pheu Thai e filha do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, obteve o apoio majoritário dos parlamentares na câmara baixa, necessário para assumir o cargo. Ela se torna a mais jovem primeira-ministra da história da Tailândia e a segunda mulher a ocupar o cargo, após sua tia Yingluck Shinawatra.
A eleição de Paetongtarn ocorre em um momento de turbulência política no país. Srettha Thavisin foi destituído após a Corte Constitucional considerar que a nomeação de um membro de seu gabinete violou os padrões éticos da constituição. Apenas uma semana antes, a mesma corte havia dissolvido o principal partido de oposição pró-democracia, o Move Forward.
Alguns observadores interpretam a destituição de Srettha como um reflexo do descontentamento entre conservadores próximos aos militares, que veem com preocupação a crescente influência política de Thaksin Shinawatra desde seu retorno à Tailândia no ano passado, após 15 anos de exílio.
Apesar disso, o Pheu Thai e as forças conservadoras pró-militares manterão a coalizão governamental. “Tenho confiança no Pheu Thai. Acredito em todos os partidos da coalizão para guiar nosso país para fora da crise econômica”, declarou Paetongtarn após sua nomeação.
A nova primeira-ministra enfrentará desafios significativos, incluindo a necessidade de equilibrar as diferentes facções políticas e lidar com as expectativas de reforma, especialmente entre os jovens eleitores que apoiaram o agora dissolvido partido Move Forward.
- Vestimenta Parangoromos faz sucesso no Pavilhão Brasil - 18 de abril de 2025 12:22 pm
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am