Tóquio, Japão, 20 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O presidente do Partido Democrático Constitucional (PDC), Izumi Kenta, anunciou hoje que seu partido buscará estabelecer um novo governo nas próximas eleições para a Câmara Baixa, com o objetivo de realizar uma agenda específica que inclui reforma política.
Izumi se reuniu na segunda-feira (19) com a presidente do Partido Comunista Japonês, Tamura Tomoko, em Tóquio. Ambos concordaram que as eleições, previstas para o outono após a escolha do novo líder do Partido Liberal Democrático (PLD), serão uma oportunidade crucial para mudar a cultura de fundos secretos do PLD e suas políticas econômicas que desconsideram o povo.
“Nosso objetivo é formar um novo governo que priorize reformas políticas, educação gratuita e outros desafios específicos”, declarou Izumi. Ele também revelou ter mantido conversas com líderes de outros partidos de oposição, incluindo Baba Nobuyuki do Partido da Inovação do Japão e Tamaki Yuichiro do Partido Democrático pelo Povo, sobre a estrutura de um possível governo de coalizão pós-eleição.
Após a reunião de segunda-feira, Izumi explicou aos repórteres sua visão de uma possível coalizão governamental com o Partido Democrático pelo Povo e outros. Embora reconheça que o Partido Comunista Japonês provavelmente não se juntará a uma coalizão liderada pelo PDC, Izumi enfatizou a importância do diálogo e coordenação entre os partidos de oposição.
Tamura, por sua vez, afirmou que seu partido fará todos os esforços para unir forças com outros e pôr fim à política liderada pelo PLD, à medida que as eleições se aproximam.
Esta movimentação da oposição japonesa representa uma tentativa significativa de desafiar o domínio de longa data do PLD, prometendo uma campanha eleitoral intensa e potencialmente transformadora para o cenário político do Japão.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm