16.5 C
Kóka
sexta-feira, 20 setembro, 2024 10:40: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

ONU: Mais de 11 mil civis mortos na Ucrânia desde invasão russa

Relatório revela aumento de vítimas em julho de 2024.

Kiev, Ucrânia, 21 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) divulgou que pelo menos 11.520 civis foram mortos na Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022 até o final de julho deste ano. Entre as vítimas, 633 eram crianças menores de 18 anos.

O relatório também aponta que no mesmo período, pelo menos 23.640 pessoas ficaram feridas. No entanto, o ACNUDH acredita que o número real de vítimas civis seja consideravelmente maior, uma vez que informações de algumas áreas onde os combates continuam intensos ainda aguardam confirmação.

Julho de 2024 foi registrado como o mês mais letal para civis desde outubro de 2022, com 219 mortes. O relatório destaca que somente no dia 8 de julho deste ano, pelo menos 43 pessoas foram mortas após as forças russas realizarem ataques com mísseis em larga escala na capital ucraniana, Kiev, e em outras partes do país.

O documento também chama atenção para uma série de ataques direcionados a instituições médicas, violando o direito humanitário internacional. Desde o início da invasão, 68 instalações médicas foram destruídas e outras 478 danificadas. Além disso, o relatório confirma a destruição de 294 instalações educacionais e danos a outras 1.012.

O ACNUDH enfatiza a urgência de proteger a população civil e a infraestrutura crítica, reiterando os apelos para o fim imediato das hostilidades e o respeito ao direito internacional humanitário por todas as partes envolvidas no conflito.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img