10.4 C
Kóka
quinta-feira, 17 outubro, 2024 5:58: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Onda de calor intenso persiste em várias regiões do Japão

Autoridades emitem alertas de insolação em 29 prefeituras.

Tóquio, Japão, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O Japão continua enfrentando temperaturas extremamente altas nesta quarta-feira (14), com a Agência Meteorológica alertando para mais um dia escaldante na quinta-feira (15).

Um sistema de alta pressão cobriu amplas áreas principalmente no leste e oeste do Japão, elevando as temperaturas significativamente. Na cidade de Nishiwaki, prefeitura de Hyogo, o termômetro atingiu 39,5°C. Outras regiões também registraram máximas alarmantes: 39,3°C em Katsuragi (Wakayama), 39,1°C em Sakai (Osaka), 39°C em Gifu e 38,2°C em Nagoya.

As cidades de Kyoto e Saga registraram 37,9°C, enquanto Nara, Hiroshima e Yamaguchi chegaram a 37,6°C. Para quinta-feira (15), prevê-se outro dia extremamente quente, com temperaturas que podem atingir 38°C nas cidades de Osaka, Nagoya e Saga.

A Agência Meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de insolação para 29 das 47 prefeituras do país. As autoridades preveem que as temperaturas máximas diurnas continuarão atingindo pelo menos 35°C em partes do leste e oeste do Japão até a próxima terça-feira (20).

Muitas pessoas foram hospitalizadas neste verão com suspeita de insolação, havendo registro de fatalidades. As autoridades aconselham a população a evitar saídas e exercícios, usar ar-condicionado e consumir água e sal adequadamente.

Atenção especial deve ser dada a idosos, bebês e crianças pequenas, que são mais vulneráveis ao calor extremo. Para aqueles que planejam atividades ao ar livre durante o feriado de Bon, recomenda-se levar garrafas de água com gelo e compressas frias.

As condições atmosféricas também se tornaram extremamente instáveis, principalmente no leste e oeste do Japão, devido às altas temperaturas e ao ar quente e úmido. Isso pode causar chuvas localizadas de até 50 milímetros por hora, acompanhadas de raios.

As autoridades meteorológicas alertam para o risco de inundações em áreas baixas, rios cheios e deslizamentos de terra. Também pedem cautela contra raios e rajadas de vento violentas, incluindo tornados.

Esta onda de calor persistente ressalta a crescente preocupação com os impactos das mudanças climáticas no Japão, que tem enfrentado verões cada vez mais quentes e intensos nos últimos anos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img