5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 9:21: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

OMS planeja campanha de vacinação contra pólio em Gaza

Israel e Hamas concordam com pausas humanitárias para imunização.

Gaza, Palestina, 30 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Palestina (WAFA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (29) um acordo entre Israel e o grupo terrorista Hamas para permitir uma campanha de vacinação contra a pólio em Gaza, após o primeiro caso da doença em 25 anos ser detectado na região. A iniciativa prevê pausas escalonadas nos combates em três zonas, das 6h às 15h, por três dias consecutivos, começando no domingo (1).

Rik Peeperkorn, representante da OMS na Cisjordânia e Gaza, declarou: “Não vou dizer que esta é a forma ideal de prosseguir. Mas é uma maneira viável. Não fazer nada seria realmente ruim. Temos que interromper essa transmissão em Gaza”.

A campanha visa vacinar 640.000 crianças, embora a OMS reconheça que pode não ter tempo suficiente para atingir essa meta. A pólio, altamente contagiosa, afeta principalmente crianças menores de cinco anos, podendo causar paralisia e, em alguns casos, morte.

Trabalhadores humanitários atribuem o ressurgimento da doença às más condições sanitárias e à destruição dos sistemas de abastecimento de água na região. Uma moradora relatou que seu filho de 11 meses foi diagnosticado com pólio e, apesar do tratamento hospitalar, ficou paralisado da cintura para baixo.

A OMS espera que todas as partes cumpram o acordo, pois será necessária uma segunda dose da vacina quatro semanas após a primeira. Esta campanha representa um esforço crucial para conter a propagação do vírus em uma área já devastada pelo conflito e pela crise humanitária.

O sucesso desta iniciativa dependerá da cooperação entre as partes envolvidas e da capacidade das equipes de saúde em alcançar as crianças em meio às difíceis condições de Gaza. A comunidade internacional observa atentamente, esperando que esta pausa humanitária possa abrir caminho para esforços mais amplos de assistência e, potencialmente, para negociações de paz mais abrangentes.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img