Doha, Qatar, 17 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Al Jazeera) – Representantes de Israel e uma equipe de mediadores dos Estados Unidos, Qatar e Egito retomaram as negociações em Doha nesta quinta-feira (15) visando alcançar um cessar-fogo em Gaza. Membros do grupo terrorista Hamas não participaram diretamente, mas devem ser consultados pelos mediadores após as discussões.
John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, descreveu as negociações como “um passo importante” para encerrar o conflito. No entanto, ele ressaltou que “ainda há muito trabalho a ser feito” e que as reuniões devem se estender até sexta-feira (16).
As conversações ocorrem em um momento crítico, com mais de 100 reféns ainda supostamente mantidos pelo Hamas. O atraso em alcançar um acordo tem provocado raiva e frustração entre as famílias dos cativos e seus apoiadores, muitos dos quais direcionam sua indignação ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu governo.
Manifestantes tomaram as ruas de Tel Aviv na quinta-feira (15), entoando: “Não os abandonaremos em Gaza, traremos todos para casa”. Um dos manifestantes declarou: “Queremos dizer à equipe de negociação: se um acordo não for assinado nos próximos dias nesta cúpula, não retornem a Israel. Vocês não têm motivo para voltar sem um acordo”.
As negociações acontecem em meio a um marco sombrio no conflito. Terroristas do Hamas em Gaza afirmam que mais de 40.000 palestinos foram mortos desde 7 de outubro. Volker Turk, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, responsabilizou o exército israelense, acusando as tropas de não cumprirem as regras de guerra.
A comunidade internacional observa atentamente estas negociações, esperando que possam levar a um cessar-fogo duradouro e ao alívio da crise humanitária em Gaza.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm