Nova Delhi, Índia, 28 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Press – Trust of India O primeiro-ministro indiano Narendra Modi reiterou a necessidade de negociações de paz para o conflito na Ucrânia durante uma conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin nesta terça-feira (27). O diálogo ocorre poucos dias após a visita histórica de Modi à Ucrânia.
Segundo comunicado do governo indiano, Modi enfatizou a importância do diálogo e da diplomacia para alcançar uma resolução pacífica do conflito entre Rússia e Ucrânia. O primeiro-ministro também pediu o engajamento sincero e prático de “todas as partes interessadas”, incluindo Rússia e Ucrânia, prometendo o apoio da Índia nesse sentido.
A conversa com Putin acontece após Modi ter visitado a Ucrânia na sexta-feira (23), em sua primeira viagem ao país desde o início da invasão russa. Durante o encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, o líder indiano instou a busca por negociações de paz.
O Kremlin, por sua vez, informou que Putin explicou a Modi as principais abordagens russas para resolver o conflito. No entanto, a administração de Putin tem reiterado que não pretende realizar negociações de paz com Kiev, especialmente após os recentes ataques ucranianos na região russa de Kursk.
Analistas apontam que a posição da Índia, mantendo boas relações tanto com a Rússia quanto com o Ocidente, pode ser crucial para eventuais esforços de mediação. “A Índia está bem posicionada para desempenhar algum tipo de papel como ponte ou mediadora no conflito na Ucrânia”, afirma Chietigj Bajpaee, pesquisador do think tank Chatham House.
Apesar dos esforços diplomáticos, não há perspectivas imediatas para o fim dos combates. A situação no terreno permanece tensa, com ambos os lados mantendo operações militares ativas.
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm
- Oposição da Coreia do Sul pede impeachment do primeiro-ministro Han - 27 de dezembro de 2024 12:48 pm