“Lugar comum”, clássico do repertório do gênio da música brasileira João Donato (1934/2023), é o single escolhido para apresentar o álbum produzido a quatro mãos pela cantora Leila Pinheiro e pelo cantor e multi-instrumentista Ricardo Bacelar, centrado na obra do compositor, que completaria 90 anos em 17 de agosto. Donato iria participar do álbum, mas infelizmente veio a falecer.
Com estreia nas plataformas marcada para 23 de agosto (Jasmin Music), o single revela o conceito do álbum, que propõe novas versões acústicas para canções de João Donato, gravadas no Jasmin Studio, em Fortaleza. Donato foi um dos precursores da Bossa Nova e contribuiu e muito para popularizar a música brasileira no exterior.
Youtube:
Ouça aqui: https://ffm.to/jasmin_lugarcomum
O arranjo de voz e piano para “Lugar Comum” privilegia a melodia de Donato e a poesia de Gilberto Gil, autor da letra. “Esta foi a primeira música que gravamos e ela inaugurou a estética do álbum, que percorre caminhos harmônicos diferentes. A faixa foi gravada ao vivo, voz e piano: fizemos três takes e a interpretação da Leila ficou muito forte, foi muito emocionante”, pontua Ricardo Bacelar, responsável por convidar a cantora para este mergulho profundo nas canções do compositor João Donato.
“Para mim foi um imenso desafio visitar a obra do Donato da forma como a gente fez, ‘descontruindo’ o que havia em termos de arranjos, de concepção. Olhei para as canções e me joguei nelas, sem rede de apoio: acho que o Donato iria gostar imensamente, porque de fato viramos diversas canções do avesso”, conta Leila Pinheiro.
Juntos, Leila e Ricardo selecionaram 12 canções, entre elas “A Rã”, “Verbos do amor”, “Naturalmente” e “Flor de Maracujá”. Previsto para chegar às plataformas em final de setembro, o álbum “Donato” conta com a participação de Jaques Morelenbaum no cello, que além de tocar em várias faixas, contribuiu nos arranjos do projeto.
Antes de “Donato”, Bacelar e Leila Pinheiro já haviam colaborado em dois outros projetos, lançados pela Jasmin Music. Em 2023, convidada por Roberto Menescal, Leila gravou “Bye Bye Brasil” (Menescal/Chico Buarque) no álbum “Nós e o Mar”, que reuniu Ricardo Bacelar, Diogo Monzo e o mestre da Bossa Nova. No final do mesmo ano, os dois lançaram o single “Semente da Maré” (Guilherme Arantes), canção que Leila apresentou a Ricardo, ainda na fase de pré-produção do álbum em torno da obra de Donato.
Perfil
Ricardo Bacelar é pianista, compositor e produtor de discos. Fundou o selo Jasmin Music e é proprietário do estúdio de gravação mais importante da atualidade, no Brasil. Durante muitos anos, integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi, com amplo sucesso comercial. Em sua carreira solo, gravou com grandes nomes da música como Belchior, Ivan Lins, Gilberto Gil, Fagner, Roberto Menescal, Flavio Venturini, Ednardo, Amelinha e outros. Por duas vezes, esteve entre os artistas mais executados nas rádios de jazz dos Estados Unidos e já excursionou fazendo shows na Europa e Japão. Em 2024, fez oito apresentações no Japão, inclusive no Blue Note Place, em Tóquio.
Leila Pinheiro é cantora, pianista, compositora e intérprete de MPB, samba e bossa nova. Ela tem 44 anos de carreira. Ficou conhecida como cantora da Bossa Nova depois que o álbum Bênção Bossa Nova atingiu recorde de vendas, com produção de Roberto Menescal. Ela também já fez turnês pelo Japão e ganhou diversos prêmios.
Leila fez grandes parcerias com músicos renomados brasileiros como Tom Jobim, João Donato, Ivan Lins, etc. Entre os sucessos estão as músicas “Espelho das Águas”, de autoria de Tom Jobim, “Besame”, de autoria de Flavio Venturini e Murilo Antunes entre outros. Ela toca piano desde os 10 anos.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm