-0 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 7:54: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão retoma normalidade após passagem do tufão Ampil

Serviços são restabelecidos, mas alertas permanecem em Fukushima.

Tóquio, Japão, 17 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A vida está voltando ao normal em Tóquio e áreas circunvizinhas após a passagem do poderoso tufão Ampil, que causou blecautes e transtornos nos planos de viagem de milhares de pessoas. Os serviços essenciais estão sendo gradualmente restabelecidos.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tufão Ampil agora se move na direção leste-nordeste, afastando-se da costa do Pacífico da ilha principal do Japão. Às 9h deste sábado (17), o tufão estava localizado a 280 quilômetros a leste da cidade de Iwaki, na província de Fukushima, deslocando-se a uma velocidade de 20 quilômetros por hora.

O tufão mantém uma pressão atmosférica central de 950 hectopascais, com ventos sustentados máximos de 162 km/h próximos ao seu centro e rajadas atingindo 216 km/h. Apesar do afastamento do tufão, as autoridades mantêm alertas para riscos de deslizamentos de terra, inundações e transbordamento de rios na província de Fukushima.

“Embora o tufão esteja se afastando, os efeitos residuais ainda podem ser perigosos”, alertou Hiroshi Takahashi, meteorologista-chefe da Agência Meteorológica do Japão. “Pedimos à população que permaneça vigilante e siga as orientações das autoridades locais.”

As companhias de energia elétrica informam que a maioria das interrupções no fornecimento de energia já foi resolvida. A operadora do trem-bala Tokaido Shinkansen anunciou a retomada total dos serviços a partir do primeiro trem deste sábado (17).

No entanto, o transporte aéreo ainda enfrenta perturbações, com 68 voos domésticos cancelados para este sábado (17). As autoridades preveem um grande fluxo de pessoas retornando para casa após o feriado anual de Bon, que tradicionalmente movimenta milhões de japoneses.

Kenji Yamamoto, porta-voz do Ministério dos Transportes, comentou: “Estamos trabalhando em estreita colaboração com as companhias aéreas para minimizar os transtornos e garantir um retorno seguro para todos os viajantes.”

À medida que o Japão se recupera dos impactos do tufão Ampil, as autoridades continuam monitorando de perto a situação, especialmente nas áreas mais afetadas, para garantir a segurança da população e o rápido retorno à normalidade.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img