1 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 2:29: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão reduz nível de alerta para tufão Shanshan em Kagoshima

Autoridades mantêm recomendações de cautela à população.

Tóquio, Japão, 29 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) reduziu o nível dos alertas de emergência para ventos fortes e ondas altas na prefeitura de Kagoshima, excluindo a região de Amami, nesta quinta-feira (29). A revisão, realizada às 10h30 da manhã, também incluiu a redução do alerta de emergência para ressaca na região de Satsuma, para um aviso.

Apesar da redução no nível dos alertas, a JMA enfatiza que chuvas intensas e ventos fortes continuam afetando a prefeitura. Os meteorologistas instam a população a permanecer em estado de alerta máximo e a tomar todas as medidas necessárias para garantir sua segurança.

O tufão Shanshan, considerado um dos mais fortes a atingir o Japão nos últimos anos, atingiu Kagoshima na manhã desta quinta-feira (29), trazendo rajadas de vento de até 252 km/h. As autoridades emitiram ordens de evacuação para mais de 800 mil moradores em Kagoshima e nas prefeituras de Aichi e Shizuoka.

Os impactos do tufão já são significativos. A empresa de energia local reportou que mais de 254 mil residências estão sem eletricidade. A JMA prevê acumulados de chuva de até 1.100 mm no sul de Kyushu nas 48 horas até a manhã de sexta-feira (30), o que representa cerca de metade da média anual para a área.

Grandes empresas como Toyota, Nissan e Honda suspenderam temporariamente as operações em suas fábricas na região. Companhias aéreas e operadoras ferroviárias cancelaram centenas de voos e serviços de trem, afetando milhares de passageiros.

Satoshi Sugimoto, principal meteorologista da JMA, ressaltou em entrevista coletiva: “É necessária máxima cautela, já que as previsões são de ventos fortes, ondas altas e marés altas, o que não foi visto até agora”.

As autoridades continuam monitorando de perto a situação e atualizando as recomendações conforme necessário. A população é aconselhada a seguir rigorosamente as orientações oficiais e a se manter informada sobre as últimas atualizações meteorológicas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img