Tóquio, Japão, 27 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Japão apresentou um protesto formal à China nesta terça-feira (27) após a confirmação da primeira invasão de seu espaço aéreo por uma aeronave militar chinesa. O incidente, ocorrido na segunda-feira (26), elevou as tensões diplomáticas entre os dois países asiáticos.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Masataka Okano, convocou o encarregado de negócios interino da embaixada chinesa em Tóquio para expressar veementemente o descontentamento japonês. Okano exigiu que a China tome medidas para evitar a recorrência de tais incidentes.
Segundo o Ministério da Defesa japonês, um avião de inteligência Y-9 chinês permaneceu no espaço aéreo japonês por aproximadamente dois minutos na manhã de segunda-feira, sobrevoando águas a sudeste das Ilhas Danjo, parte da cidade de Goto na prefeitura de Nagasaki.
Um alto funcionário do Ministério da Defesa japonês alertou que esta ação pode fazer parte dos esforços de Pequim para ameaçar os interesses do Japão, tanto no mar quanto no ar. O oficial lembrou que já houve várias incursões da marinha e da guarda costeira chinesa em águas territoriais japonesas.
Hiroyuki Namazu, diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos e da Oceania do Ministério das Relações Exteriores do Japão, também protestou durante um encontro em Tóquio com Liu Jinsong, diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos do Ministério das Relações Exteriores da China.
Alguns funcionários do governo japonês, no entanto, consideram prematuro concluir que a ação chinesa foi intencional. O governo afirmou que continuará avaliando o incidente, mantendo-se atento às ações chinesas.
Este episódio marca uma escalada significativa nas tensões entre Japão e China, que já mantêm disputas territoriais em curso, principalmente em relação às Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental. A invasão do espaço aéreo japonês por uma aeronave militar chinesa representa um novo desafio para as relações bilaterais e a estabilidade regional.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm