Jacarta, Indonésia, 22 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os membros da Comunidade Ásia Zero Emissão (AZEC, na sigla em inglês) concordaram em trabalhar juntos para promover a descarbonização na região Ásia-Pacífico. O grupo, composto por 11 membros, incluindo Japão, países do Sudeste Asiático e Austrália, realizou uma reunião ministerial na Indonésia nesta quarta-feira (21).
O ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Ken Saito, representou o país no encontro. Após a reunião, os participantes emitiram uma declaração conjunta, comprometendo-se a promover a descarbonização, levando em consideração os fatores geográficos, situação econômica e outras circunstâncias específicas de cada país.
A declaração enfatiza a intensificação da cooperação nos setores de energia elétrica, transporte e indústria. Os países membros se comprometeram a promover a transição do combustível para geração de energia térmica para hidrogênio e amônia, que não emitem dióxido de carbono.
Além disso, o grupo planeja colaborar na construção de cadeias de suprimentos para combustíveis de aviação sustentáveis de próxima geração (SAF) e biocombustíveis para automóveis. Os membros também pretendem cooperar na introdução de energias renováveis e na promoção da eficiência energética em parques industriais.
O Japão, em particular, planeja fornecer a outros países asiáticos tecnologias em áreas nas quais se destaca, incluindo hidrogênio, amônia e eficiência energética. Esta iniciativa reforça o papel de liderança do Japão na transição energética da região.
Este acordo marca um passo significativo nos esforços conjuntos para combater as mudanças climáticas na Ásia-Pacífico, uma região que enfrenta desafios únicos na transição para uma economia de baixo carbono.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am