Tóquio, Japão, 17 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – As autoridades japonesas emitiram hoje um alerta para temperaturas perigosamente altas previstas para este sábado (17) nas regiões de Kanto e Tokai.
A Agência Meteorológica do Japão e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de insolação para 28 das 47 prefeituras do país. Segundo os meteorologistas, um sistema de alta pressão elevará as temperaturas no leste e oeste do Japão, com o calor sendo intensificado pelo fluxo de ar quente proveniente do tufão Ampil.
As previsões indicam que as temperaturas máximas diurnas atingirão 39°C na cidade de Kumagaya, na prefeitura de Saitama, e 38°C nas cidades de Nagoia, Hamamatsu, Saitama e Maebashi. Temperaturas de 37°C são esperadas em Kumamoto, Hiroshima, Gifu, Kofu e outras localidades.
“Este verão tem sido particularmente desafiador, com um número alarmante de pessoas hospitalizadas devido a sintomas de insolação, alguns casos infelizmente fatais”, alertou o Dr. Hiroshi Tanaka, especialista em saúde pública. “É importante que a população leve esses alertas a sério.”
As autoridades aconselham a população a permanecer em ambientes internos, usar ar-condicionado, consumir água e sal em quantidades adequadas, e evitar saídas e exercícios físicos. Idosos, bebês e crianças pequenas são especialmente vulneráveis ao calor extremo e requerem atenção redobrada.
“Estamos mobilizando recursos adicionais nos hospitais e centros de saúde para lidar com possíveis emergências relacionadas ao calor”, informou Keiko Yamamoto, porta-voz do Ministério da Saúde. “Pedimos que todos estejam atentos aos sinais de insolação e não hesitem em buscar ajuda médica se necessário.”
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Festa de 15 anos de Bianca Narita celebra família e amizades em Shiga - 3 de fevereiro de 2025 9:26 am