Nova Delhi, Índia, 21 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa do Japão e da Índia concordaram em revisar a declaração conjunta de cooperação em segurança dos dois países, visando garantir a estabilidade na região Indo-Pacífico.
Os países realizaram uma reunião “dois mais dois” em Nova Delhi na terça-feira (20). O Japão foi representado pela Ministra das Relações Exteriores, Kamikawa Yoko, e pelo Ministro da Defesa, Kihara Minoru. A Índia contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e do Ministro da Defesa, Rajnath Singh.
Uma declaração conjunta destacou que os quatro ministros compartilharam a intenção de revisar e atualizar a declaração conjunta assinada pelos dois países em 2008. Os ministros enfatizaram sua oposição a qualquer tentativa unilateral de mudar o status quo, aparentemente tendo em mente a crescente assertividade marítima da China.
As duas partes discutiram a transferência para a Índia dos mais recentes equipamentos de radar utilizados nos destroieres da Força Marítima de Autodefesa do Japão. Concordaram também em avançar com exercícios conjuntos entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas indianas.
Os ministros concordaram em aprofundar a cooperação bilateral nos campos espacial e cibernético. Reafirmaram ainda seu compromisso de fortalecer a cooperação entre os países membros do Quad – Japão, Índia, Estados Unidos e Austrália.
Em uma coletiva de imprensa conjunta, Kamikawa observou que o ambiente de segurança internacional está se tornando cada vez mais severo. Ela afirmou que Japão e Índia renovaram sua forte determinação de trabalhar juntos como parceiros para encontrar novas soluções em busca da paz e estabilidade regionais.
Kihara disse que os dois países concordaram em aprofundar a cooperação em equipamentos e tecnologia de defesa através da transferência das mais recentes antenas de rádio do Japão para a Índia. Ele acrescentou que foi possível ressaltar a importância de fortalecer a coordenação com nações de ideias semelhantes.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm