Tóquio, Japão, 3 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Autoridades meteorológicas japonesas anunciaram na sexta-feira (2) que a estação chuvosa parece ter terminado na região norte de Tohoku, declarando virtualmente a chegada do verão em todo o Japão. Com isso, as autoridades estão aconselhando a população a ficar em alerta contra insolação.
Um sistema de alta pressão continua cobrindo amplas áreas desde a região nordeste de Tohoku até a região sudoeste de Okinawa. As temperaturas dispararam desde a manhã de sexta-feira, principalmente no oeste do Japão. Às 11h30, a temperatura havia subido para 37,3 graus Celsius na cidade de Akiota, na prefeitura de Hiroshima, enquanto as cidades de Osaka e Kumamoto registraram 36,4 graus.
As máximas diurnas devem atingir 39 graus na cidade de Kyoto e 38 graus nas cidades de Osaka e Nagoya. O clima escaldante continuará em muitos outros lugares.
Alertas de insolação foram emitidos para 34 das 47 prefeituras do Japão, desde a região central de Kanto-Koshin até Okinawa. Esta onda de calor segue um padrão observado em anos anteriores, como em 2022, quando o Japão enfrentou temperaturas recordes que chegaram a 40,2°C em algumas regiões.
As autoridades estão reforçando as recomendações para que a população use ar-condicionado, mantenha-se hidratada e evite atividades desnecessárias ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. Especial atenção deve ser dada a idosos e crianças, que são mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo.
O fim precoce da estação chuvosa e as altas temperaturas levantam preocupações sobre o impacto das mudanças climáticas no Japão, ressaltando a necessidade de medidas de adaptação e mitigação a longo prazo.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am