Tel Aviv, Israel, 4 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – Veículos de comunicação israelenses informam que o Irã e seus grupos aliados podem lançar ataques coordenados contra Israel em retaliação aos assassinatos de líderes do Hamas e Hezbollah.
O líder político do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto em Teerã na quarta-feira (31). O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, culpou Israel e sinalizou que o Irã retaliaria.
O grupo terrorista Hezbollah, baseado no Líbano, perdeu um de seus comandantes seniores em um ataque aéreo israelense em Beirute. O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou que o “inimigo” deve esperar retaliação.
Um veículo de comunicação israelense relatou que uma resposta significativa, possivelmente coordenada pelo Irã com seus aliados, “pode vir de múltiplas frentes nos próximos dias.”
Um porta-voz militar israelense disse na quinta-feira (1) que as forças armadas estão em alerta máximo e preparadas para qualquer cenário.
O governo israelense alertou que os ataques retaliatórios podem ter como alvo embaixadas israelenses e sinagogas no exterior.
Desde o início dos combates em Gaza, o Hezbollah tem disparado foguetes no norte de Israel em solidariedade ao Hamas. Na quinta-feira (1), o Hezbollah lançou uma nova série de foguetes. As forças israelenses responderam atacando um lançador de foguetes do Hezbollah.
As tensões crescentes na região aumentam a preocupação com uma escalada do conflito, com possíveis repercussões internacionais. O governo israelense continua monitorando a situação de perto e reforçando suas medidas de segurança.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am