Teerã, Irã, 2 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Fars) – O Irã realizou hoje uma cerimônia fúnebre para Ismail Haniyeh, principal líder político do Hamas, morto em um aparente assassinato em Teerã na quarta-feira (31). O grupo islâmico e seu aliado Irã acusam Israel de ter realizado o ataque que matou Haniyeh.
O Líder Supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, e o Presidente Masoud Pezeshkian oraram diante do caixão de Haniyeh na Universidade de Teerã. Fotos e retratos do líder do Hamas foram exibidos ao redor do local.
Milhares de enlutados vestidos de preto marcharam pela capital iraniana, gritando “Morte a Israel” e outros slogans anti-israelenses. Os participantes clamaram por retaliação contra Israel.
Um dos presentes declarou que o Irã deveria ensinar a Israel quão arrogante e errada foi sua ação. Outro afirmou que o Irã precisa fazer o mesmo que Israel fez, para impedir que o país repita tal ato.
A morte de Haniyeh elevou significativamente as tensões no Oriente Médio. O Hamas prometeu que o assassinato de seu líder político levará o conflito a “novas dimensões”. O Irã, por sua vez, jurou vingança, com o Aiatolá Khamenei afirmando que é dever do país “vingar” a morte de Haniyeh.
Este incidente marca uma escalada preocupante no conflito entre Israel e seus adversários regionais. Analistas temem que o assassinato de um líder de alto escalão como Haniyeh possa desencadear uma série de retaliações e contra-ataques, potencialmente levando a um conflito mais amplo no Oriente Médio.
- Novo reator nuclear francês é conectado à rede elétrica - 23 de dezembro de 2024 4:32 am
- Islândia tem presidente e premiê mulheres pela primeira vez - 23 de dezembro de 2024 4:26 am
- Japão ampliará uso de IA generativa em escolas - 23 de dezembro de 2024 4:21 am