Teerã, Irã, 7 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Islamic Republic News Agency – Autoridades americanas alertam que o Irã pode estar se preparando para lançar um ataque contra Israel nos próximos dias, segundo informações publicadas pelo jornal The Wall Street Journal na segunda-feira (5). Os oficiais relatam que o Irã está movimentando lançadores de mísseis e realizando exercícios militares.
A tensão entre os dois países aumentou após a morte do líder político do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã na quarta-feira passada (31). O Irã culpa Israel pelo ataque e jurou vingança, levantando temores de que milícias apoiadas pelo país possam se juntar a uma possível retaliação.
Em resposta à crescente ameaça, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, revelou na segunda-feira (5) que se reuniu com o comandante visitante do Comando Central dos EUA para discutir a coordenação de atividades de defesa.
Enquanto isso, a televisão estatal iraniana publicou em seu site em inglês um artigo detalhando as armas mais recentes do país. O texto sugere que mísseis de última geração, não utilizados na retaliação ao ataque israelense à embaixada iraniana na Síria em abril, poderiam ser empregados desta vez. Além disso, menciona a possibilidade de um uso mais intenso de drones suicidas.
Esta quarta-feira (7) marca 10 meses desde o início do conflito entre Israel e Hamas em Gaza. As forças israelenses anunciaram na terça-feira (6) que mataram cerca de 45 combatentes do Hamas no último dia, como parte de sua ofensiva contínua. As autoridades de saúde em Gaza informaram que o número de mortos chegou a 39.623.
A comunidade internacional observa com apreensão o desenrolar dos eventos, temendo uma escalada ainda maior do conflito no Oriente Médio. Esforços diplomáticos estão em andamento para evitar uma confrontação direta entre Irã e Israel, que poderia ter consequências devastadoras para toda a região.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm