Abuja, Nigéria, 5 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – A Interpol e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) realizaram conjuntamente um seminário visando aprimorar as habilidades investigativas das autoridades policiais na Nigéria, país que serve de base para alguns indivíduos envolvidos nos chamados “golpes românticos”.
Cerca de 40 oficiais de 10 órgãos de aplicação da lei nigerianos participaram do seminário de 4 dias na capital, Abuja. Representantes da Interpol e da Agência Nacional de Polícia do Japão instruíram os oficiais locais sobre métodos de cooperação com organizações relevantes no exterior e técnicas de investigação envolvendo o uso de criptomoedas, frequentemente utilizadas pelos golpistas.
Durante o evento, os participantes realizaram um exercício de simulação envolvendo um idoso fraudado por uma mulher que conheceu em uma rede social, que o convenceu a investir em criptomoedas.
Um investigador nigeriano afirmou que o programa foi útil e que deseja combater a corrupção e os crimes financeiros. Tomonobu Kaya, oficial da Interpol, expressou esperança de que os investigadores nigerianos adquiram as habilidades necessárias para expor grupos criminosos internacionais e contribuir para a segurança de seu país e do mundo.
Este seminário destaca os esforços internacionais para combater o crescente problema dos golpes românticos, que têm causado prejuízos significativos, especialmente no Japão, onde os casos têm aumentado drasticamente.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm