Tóquio, Japão, 2 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O iene japonês se fortaleceu significativamente após as reuniões de política monetária no Japão e nos Estados Unidos, atingindo o nível de 148 ienes por dólar em Tóquio na quinta-feira (1º). Este é o valor mais alto da moeda japonesa desde meados de março.
Fontes do mercado indicam que a compra de ienes ganhou rápido impulso após a decisão do Banco do Japão (BOJ) de aumentar as taxas de juros na quarta-feira (31). O governador do BOJ, Kazuo Ueda, sinalizou que mais aumentos podem estar a caminho.
No mesmo dia, o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, afirmou que uma redução na taxa de juros americana poderia estar “na mesa já na próxima reunião em setembro”. Essas movimentações elevaram as expectativas entre os investidores de que a diferença nas taxas de juros entre os dois países irá diminuir.
O fortalecimento do iene na quinta-feira (1º) causou uma queda acentuada no índice Nikkei 225 da Bolsa de Tóquio, que chegou a perder mais de 1.300 pontos durante o dia, a maior queda intradiária deste ano. O índice encerrou o pregão em 38.126 pontos, uma queda de 2,5%.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm