Washington, Estados Unidos, 14 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O FBI está investigando alegações de que a campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ciberataque iraniano, segundo reportagem do Washington Post publicada na segunda-feira (12).
O jornal afirma que o FBI confirmou a investigação após o vazamento de um documento de 271 páginas contendo informações sobre J.D. Vance, possível companheiro de chapa de Trump. Fontes de inteligência dos EUA citadas na reportagem indicam que o Irã estaria trabalhando para fomentar discórdia social e minar as chances de Trump de retornar à Casa Branca.
A investigação do FBI também abrange supostas tentativas de hackers iranianos de atingir a campanha do Partido Democrata. Trump utilizou suas redes sociais no fim de semana para informar que sua campanha foi alertada pela Microsoft sobre o hackeamento de um de seus sites pelo governo iraniano.
O incidente ocorre em um contexto de tensões elevadas entre os Estados Unidos e o Irã, exacerbadas desde que Trump retirou os EUA do acordo nuclear iraniano em 2018 e reimpôs sanções contra Teerã.
A Microsoft relatou tentativas de phishing contra a campanha de um candidato presidencial não identificado em junho. Além disso, a campanha Biden-Harris também teria sido alvo de tentativas semelhantes.
O Irã negou envolvimento nos ataques, e o governo dos EUA ainda não acusou oficialmente o país. Congressistas democratas estão pressionando o FBI para divulgar suas descobertas sobre as tentativas de hackeamento.
Esta situação ressalta as preocupações crescentes sobre interferência estrangeira nas eleições americanas de 2024, com o Irã aparentemente intensificando seus esforços para influenciar o processo eleitoral.
- Assaltantes mascarados roubam loja de luxo em Tóquio - 8 de abril de 2026 7:50 pm
- Takaichi e Pezeshkian discutem segurança no Estreito de Ormuz - 8 de abril de 2026 7:29 pm
- Índice Nikkei 225 tem o terceiro maior ganho da história - 8 de abril de 2026 7:12 pm























