Tóquio, Japão, 5 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Uma exposição foi inaugurada em Tóquio apresentando comentários escritos por residentes sobre os bombardeios atômicos dos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki, ocorridos em agosto de 1945.
Trinta e cinco comentários escritos estão em exibição no centro comunitário da cidade de Kunitachi, no oeste de Tóquio. A cidade e um grupo de residentes organizam o evento anual para evitar que as memórias dos bombardeios sejam esquecidas.
Um dos comentários menciona a nuvem em forma de cogumelo da explosão nuclear: “A nuvem daquele dia não era uma nuvem cumulonimbus. Por favor, não esqueçam aquele dia”. Outro afirma: “Aqueles que criaram as bombas fomos nós, seres humanos, e aqueles que criarão um mundo pacífico também somos nós, humanos”.
Entre os itens expostos, há uma pintura feita em conjunto por estudantes do ensino médio de Hiroshima e sobreviventes da bomba atômica, retratando uma cena imediatamente após o lançamento da bomba em Hiroshima em 6 de agosto de 1945.
Uma visitante na casa dos 80 anos comentou que agora percebe o quão feliz é por viver uma vida comum e que são os humanos que iniciam e encerram guerras. Ela enfatizou a importância de expressar sentimentos em palavras.
Kaori Kijima, membro do comitê executivo do evento, expressou a esperança de que as pessoas se lembrem em agosto que bombas atômicas foram lançadas sobre o Japão e que guerras ainda ocorrem no mundo hoje.
A exposição ficará aberta ao público até 15 de agosto.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm